domingo, 12 de junho de 2011

Sensações

A praia ao final do dia foi sempre a minha hora preferida… desde o tempo que já podia fazer a deslocação pelos meus próprios meios, ou a pé, quando era perto, ou de bicicleta ou de carro, quando já não era assim tão perto…

Na infância e na altura da dependência de outros, era Peniche, depois passaram a ser as praias da Costa da Caparica, e actualmente (já à 20 anos) é a Costa Vicentina na zona de Aljezur.

Foi o caso de ontem, fui até à praia do Monte Clérigo junto às 19,00h, quando as pessoas iniciam o regresso a casa e a praia começa a estar “no ponto”, não sei se é por egoísmo, nem se não, a praia sente-se quase só nossa, com aquele mar imenso, com aquela ondulação a vibrar só para nós… é de facto um momento em que os sentidos da visão, audição, olfacto e até o tacto se fundem num só com um único propósito, o de simplesmente sentir…

Quando temos apenas o mar à nossa frente e o único som é dele e só dele, quando fechamos os olhos podemos sentir a presença do Céu, é uma sensação que quase todos nós já vivenciámos, e nos faz sentir tão bem.

Os únicos que têm um “sentir” diferente, talvez para melhor, são os poucos surfistas que escolhem também esta hora para praticar o seu desporto favorito, esses além de poderem sentir tudo o que senti, sentem mais a imensidão do elemento líquido…

Desde que vi “A cidade dos Anjos” a primeira vez, sim porque não tem conta a quantidade de vezes que o revi, lembro-me da cena que é retratada no filme da praia ao fim do dia cheia de Anjos e, com uma música de arrepiar de tão boa e calma que é… Assim é o que ouvi….

Deixo aqui uma foto do local, não do final da tarde, mas de outra hora…, afinal a praia é a mesma e aqui podem ver que é linda, excepto naqueles fins-de-semana quando todos, digo todos mesmo, escolhem ir para a praia á mesma hora… Enfim, nunca me senti bem no meio da confusão, os meus leitores e os que me conhecem já sabem….

6 comentários:

Lurdes disse...

Que bom, mais um texto... tão calmo, tão lindo.
O som do Mar, a leveza da natureza e o tão subtil que podemos ser e que somos.
Sentir a brisa na cara ao final de um dia em que a praia vazia, está cheia do melhor que existe em nós, a luz e o bater do nosso coração, ao ritmo do rebentar das ondas ... que molham os nossos pés e nos lavam a alma...
Como gosto tanto do mar... a imensidão desta mensagem, que realmente senti, foi como que o transportar-me para a sua praia, tão vazia e tão cheia dele.
Obrigada Pedro, mais uma vez... Senti-me no céu, iluminada pelo brilho do sol, e o calor no meu coração... E a espuma que fica com o bater das ondas,com uma brancura impressionante trouxeram-me para aqui...
Sensível ou não, o que sei é que vi todos os anjos da sua cidade ou melhor da sua praia. Induzida ou não pela a energia do seu texto, porque me importa... Vi e senti.
Um abraço e obrigada por tudo...
Lurdes JC

Lurdes disse...

E enquanto escrevia o comentário, oivia esta musica e resolvi publicá-la para si.
Um abraço
Lurdes JC

http://www.youtube.com/watch?v=jQZ4VbQCEZA

Olinda Cristina disse...

Que praia tão linda...

Pedro Quitério disse...

Obrigado às minhas duas fãs, Olinda e Lurdes, ou também pode ser, Lurdes e Olinda...
O texto da Lurdes é duma precisão e sentido tão fortes que me deixam K.O.
E o video...já está nos favoritos e estou a ouvi-lo...
Estou feliz por as ter as duas aqui...
Afinal vão escrever o livro as duas, ou um livro cada uma....
Mais uma vez obrigado....
2 fortes abraços

Olinda Cristina disse...

Somos fãs mesmo. E como não há duas sem três...parece que vamos fazer um trio de bloguistas comentadores...LOL...Abraços para os dois.

Graça disse...

Pedro,
Descobri o seu blog através do da Lurdes, a vida é realmente uma bola de neve...
Engraçado a sintonia consigo no sentir a praia, é quando eu mais gosto dela, deserta, cheia de gaivotas, o silêncio em que até se consegue ouvir o marulhar das ondas!
Que bom poder vivenciar o que o Universo nos proporciona.
Um abraço