segunda-feira, 13 de agosto de 2012

13 de Agosto


Hoje em dia existem dias para tudo e, hoje é o Dia Internacional do Esquerdino…
Quando liguei o computador foi a notícia que me apareceu primeiro, dessa forma hoje para mim é dia de mais um texto.
Chamam esquerdinos aos canhotos, acho muito mais fácil a palavra canhoto, se bem que a ache um pouco feia, canhoto faz-me lembrar mais um pedaço de árvore que normalmente serve para os fogões a lenha mas…. adiante.
Comemorado a 13 de agosto desde a década de 70, o Dia Internacional do Canhoto foi instituído com o objetivo de desmistificar o uso da mão esquerda para tarefas habitualmente realizadas com a direita. O facto de ser no mês de Agosto e no dia 13 são dois sinais de que antigamente ser canhoto era visto como uma maldição.
Quem me conhece sabe que, desde pequeno que utilizo muito mais o lado esquerdo, do que o direito, que no nosso cérebro corresponde precisamente ao inverso, quem é canhoto utiliza o hemisfério direito e quem não é o esquerdo. Parece lógico e talvez quase ninguém pense nisso, mas é a verdade, é como se duas linhas se cruzassem do cérebro aos pés em forma de X…

Tal acontece porque “todos nós possuímos dois hemisférios no cérebro e muitos canhotos processam a linguagem usando ambos os hemisférios, já o mesmo não ocorre com os destros, que usam principalmente o hemisfério esquerdo”.
“Ser canhoto já não é um problema. Nem socialmente. Eles são bem aceites e no seio das famílias a informação já circula. É uma caraterística como outra qualquer”, cita Ana Dias, pedopsicóloga, no texto da net.
Albert Einstein, Leonardo da Vinci e Beethoven eram canhotos e isso é mencionado hoje com orgulho…

Antes da primária que insistiram comigo para escrever com a mão direita…, coisas desse tempo, felizmente que hoje em dia já não é assim, sinto até que existem cada vez mais canhotos. Nós que durante muito tempo, pensámos que éramos diferentes, cada vez somos mais iguais.
Não abordo a questão do desenho dos utensílios comuns, como talheres de peixe, tesouras, tudo o que não é simétrico, está pensado para ser utilizado por destros, é muito difícil ser utilizado por nós… experimentem utilizar uma tesoura com a mão esquerda e logo veem… a primeira dificuldade prende-se como posicionar os dedos nas tesouras que, fazem com uma argola maior do que a outra, depois é questão do corte, temos que fazer pressão contrária entre os dedos polegar e indicador… mas fazemos recortes muito mais perfeitinhos…. Heheheheheh.
Uma coisa curiosa é que, os utilizadores assíduos da parte esquerda do corpo conseguem identificar imediatamente seres semelhantes, quando na presença deles. Explico: quando estamos na presença de iguais a nós, apercebemo-nos logo com um pequeno gesto deles, como tomar uma nota, beber um café, utilizar um tablet, enfim, apenas por pequenas coisas. E tudo é processado naturalmente, não andamos “à caça” de canhotos.
Bom, esta conversa toda para vos mostrar como sou habilidoso, desde que estou de férias perto da praia do Monte Clérigo, que um projecto totalmente sustentável apareceu no meu cérebro, no hemisfério direito… daí a meter mãos à obra, foi um passo… com o pé esquerdo, claro.
Fazer uma barreira visual no nosso chuveiro ao ar livre…
Foi acabada ontem, bem a tempo de comemorar o dia de hoje…
Custou umas idas à praia… mas como tudo o que acaba bem, valeu a pena. Se não cair, é mais uma obra com projecto assinado por mim, com a mão esquerda, que fica.
Tenho necessariamente que, referir a ajuda preciosa da Margarida a atar as canas, que essa coisa de atar com linhas e fazer nós nunca foi o meu forte…
Ora vejam como ficou...



2 comentários:

Lurdes JC disse...

Que bom voltaste a escrever!
Obrigada pela parte que me toca. Que bonita obra escreveste e construíste com a ajuda da Margarida. Os meus parabéns para os dois. Adorei.
Quanto a seres esquerdino, tem piada pois eu nao era e tornei-me ambidestra em algumas coisas. Como aconteceu? treinei, treinei e consegui. Aliás há coisas que faço mito melhor com a esquerda. Sempre tive medo de não conseguir escrever com a direita, ou se me acontecesse alguma coisa? Resolvi desde pequena treinar a escrita, escrevi e escrevi cadernos e lá consegui. ..
Coisas de carneiro... LOL :)
O teu texto já fazia falta, tanta falta, mesmo muita... Estou mesmo contente... Obrigada por hoje teres dado côr à minha essência.
Boas férias e um bj gd
Desta tua amiga
Lurdes JC

Pedro Quitério disse...

Fico igualmente muito feliz por te ter aqui, no meu pequeno mundo, que poucos conhecem...
É como dizes... coisas de carneiro.:)))))
Até Setembro, quem sabe ao vivo e a cores,... Heheheh:))))
Beijinho para ti Lurdes.