quinta-feira, 7 de julho de 2011

Blogs...

Ontem deixou de estar entre os vivos Maria José Nogueira Pinto.

Porque será que ultimamente algumas pessoas da vida pública que nos deixam, provocam em mim tanta tristeza?.... e tanta emoção?...

Não a conhecia sem ser da forma que a maioria a conhece, mas tenho de reconhecer que, apesar das notícias revelarem que a doença ter sido conhecida há relativamente pouco tempo, o facto dela não a ter tornado pública e, ter vivido até ao fim com a agenda (quase) sem alterações é, no mínimo, de pessoa muito forte e resistente.

Este facto remete-me para a questão do que é assumido publicamente e do que não é.

A doença do António Feio era a mesma, e ele, ao contrário da Maria José, levou-a até ao fim o mais pública que conseguiu….até escreveu livro em jeito de despedida, e  teve tempo para tudo isso…

Onde é que eu quero chegar com tudo isto?

Aos blogs…., pois claro.

O que são os blogs senão uma postura pública das nossas vidas?

Se bem que não temos tempo de antena nas televisões ou nos jornais, temos o mundo inteiro para expor os nossos conteúdos através do “Éter” que é esta coisa da internet, esta coisa que tem tanto de dual, de bom como de mau…

Os últimos dias têm sido um pouco de desilusão para mim, as pessoas quando me encontram, perguntam se estou melhor, eu respondo sempre que está tudo bem, não sabem que o processo de recuperação dum acidente vascular cerebral é um processo longo e demorado e, que pelo meio se enfrentam situações que só quem as vive é que as sente… Mais longo do que se poderia esperar, com uma sensação de impaciência…

Estar aqui a escrever deve-se muito a essa situação, ao facto de ser difícil para mim verbalizar com a mesma fluência que se escreve, de ser difícil por vezes raciocinar com a mesma velocidade do pensamento, de ser difícil compor as frases com a mesma facilidade com que se escreve…

Uma vez a minha terapeuta Helena levou-me lá acima e mostrou-me que é possível comunicar sem palavras...

Mesmo assim dou graças ao Céu de não ser pior… e penso nos casos de cegueira e mudez... que são dos casos em se vivencia totalmente, (ou não), estas questões.

Vou continuar a escrever para tornar pública esta minha vida…. E a insistir por aceitar o que o Céu me propôs….

Como dizia uma pessoa que também me doeu muito de a ver partir... "Façam o favor de ser felizes..."

Sem comentários: